COT UFMT recebe plantio do gramado

COT UFMT recebe plantio do gramado

Está em andamento o plantio do gramado no campo de futebol do Centro Oficial de Treinamento (COT), edificado ao lado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O novo piso esportivo será utilizado para o treino das seleções que disputarão o Mundial na Arena Pantanal.

As seleções que treinarão nos COTs terão à disposição o mesmo gramado que foi plantado no campo da Arena Pantanal, só há um detalhe que os individualiza: a maneira como será afixado ao solo.

A grama será distribuída no terreno na forma de rolo e não de muda, como ocorreu na Arena. A diferença é a redução do tempo hábil para o crescimento, que passa a ser em média de 20 a 30 dias.

Os preparativos do terreno para receber a grama da espécie Bermuda, a mesma escolhida para o campo da Arena Pantanal, da variedade Celebration, com grande resistência ao pisoteio, crescimento rápido e com aceitação moderada de sombra, de acordo com as características climáticas do Centro-Oeste brasileiro, foram acompanhados por técnicos da World Sports, empresa responsável pelo plantio do gramado.

Nove etapas de preparação do solo antecederam o plantio da grama: terraplenagem, drenagem, abertura de valas, colocação de brita, da manta geotêxtil, do tubo perfurado em PEAD para drenagem, lançamento da irrigação, nivelamento a laser e o topsoil.

Findado o plantio, tem-se início o grow in, período composto pelas etapas de irrigação, adubação, corte e controle fitossanitário. Essa fase se estende até que a grama esteja completamente apta para a bola rolar no campo de futebol.

COT BARRA DO PARI – Os preparativos do terreno para receber o gramado continuam no COT Barra do Pari, em Várzea Grande. Os serviços de terraplenagem, drenagem, abertura de valas, colocação de brita, da manta geotêxtil e do tubo perfurado para a execução da drenagem foram concluídos. A próxima etapa compreende serviços de lançamento da irrigação, nivelamento a laser, aplicação do topsoil e o plantio do gramado.

COT UFMT – Com capacidade para 1.500 torcedores, o COT terá um campo de futebol, vestiário, sala de fisioterapia, arquibancadas, camarotes, lanchonete e torres de apoio. O Centro Oficial de Treinamento abrigará também uma pista oficial de atletismo de padrão internacional, com piso sintético e 400 metros de comprimento, local que será referência para treino e realização de competições esportivas.

A construção está sob a responsabilidade do consórcio Campus Universitário, formado pelas empresas Engeglobal e Três Irmãos, ao custo de R$ 17 milhões.

Matéria Original em: http://www.mtnacopa.com.br/conteudo.php?sid=309&cid=107599&parent=0
Texto: Nayara Takahara / Secopa
Fotos: Edson Rodrigues / Secopa
 

Deixe uma resposta